Uma corretora de criptomoedas ou Exchange se refere a uma empresa cujo propósito é fazer a intermediação entre investidores, através da disponibilização de uma plataforma segura de compra e venda de moedas digitais. As Exchanges oferecem inúmeros benefícios aos seus usuários que vão desde a praticidade de negociação até segurança da operação (em comparação às negociações diretas entre investidores).
Neste artigo, falaremos especificamente sobre o Bitcoin, que é a criptomoeda mais utilizada como meio de pagamento descentralizado. A descentralização referida consiste no fato de que as transações realizadas entre os usuários são certificadas e efetuadas por eles mesmos, sem o auxílio de um ente central que controle a transação e cobre uma taxa por isso, a exemplo dos bancos tradicionais.
As transações de Bitcoins são realizadas através do envio de moedas de uma pessoa para outra via rede (a internet). Outros computadores têm a incumbência por tratar essas transferências, por meio da mineração, resultando em custos muito menores para enviar esses ativos.
Além de um ativo de investimento, a moeda Bitcoin é também usada como forma de pagamento. Atualmente, vemos a cada dia mais estabelecimentos que aceitam o Bitcoin como forma de pagamento, e esse movimento tem crescido exponencialmente no Brasil também.
Para que se compre um Bitcoin, é altamente recomendado abrir uma conta em uma corretora de Bitcoins. Funciona da mesma maneira que qualquer outra corretora de bens e serviços: elas fazem a intermediação entre vendedores e compradores, sem que tenham, de fato, a propriedade sobre os ativos (da mesma forma que uma imobiliária não é dona das propriedades que anuncia para venda).
Além de servirem como intermediárias, as Exchanges possuas diversas funções para os investidores. Vejamos:
LIVRO DE OFERTAS
Igualmente a qualquer corretora de valores, nas de Bitcoins temos a presença de um livro de ofertas, em que é possível verificar todas as ordens de compra e venda. Especialmente para aqueles que trabalham com trading, essa ferramenta é fundamental, uma vez que é possível analisar tudo que está acontecendo em tempo real, dessa forma, a decisão de qual oferta ou venda tomar será mais pontual.
NÃO TEM TEMPO DE ACOMPANHAR O LIVRO DE OFERTAS? UTILIZE A ORDEM DE COMPRA E VENDA!
Para quem não é um trader e não possui tempo ou não tem interesse em acompanhar ativamente o livro de ofertas disposto na plataforma da Exchange, as corretoras disponibilizam uma outra ferramenta muito útil: as chamadas ordens de compra e venda. Com elas, é possível efetivar operações de Bitcoin quando os valores atingirem seus objetivos.
Apesar de parecer complicado, na realidade realizar o uso desse recurso é bastante simples, bastando que você efetue uma ordem dentro da plataforma da sua Exchange. Funciona da seguinte maneira: o usuário deve estabelecer um valor de acordo com a sua própria vontade, colocar quantas moedas deseja comprar ou vender e emitir a ordem. Após a emissão da ordem, basta esperar que alguém aceite a sua proposta.
Para a própria segurança do usuário, a partir de determinado valor, ou caso sejam efetuadas muitas ordens no mesmo dia, elas passam a ser verificadas. Esse processo de segurança pode demorar um pouco para ser autenticado, mas isso ocorre para evitar o risco de transações fraudulentas.
PRATICIDADE DE COMPRA E VENDA ATRAVÉS DE EXCHANGES
Ao investir por meio de Exchanges, é possível que você compre e venda bitcoins (ou qualquer outra criptomoeda disponível na plataforma da corretora) pela internet, o que torna esse investimento muito prático, isso porque as Exchanges possuem uma página ou aplicativo com todas as funções de trading para seus usuários. Logo, com as ferramentas disponibilizadas pela própria plataforma da Exchange é muito prático gerar ordens de compra e venda e também é muito fácil observar os valores praticados pelo mercado.
SEGURANÇA
Importante salientar que os ambientes de transações de compra e venda de Bitcoins são muito seguros e erros são inaceitáveis, já que podem gerar perda para os investidores. Os sistemas utilizados pelas Exchanges contam com um alto rigor quanto à segurança dos dados e transações. São realizadas diversas autenticações de acesso que são verificadas constantemente.
STOP LOSS
Um dos recursos que mais chama atenção dos investidores em bitcoins é a possibilidade de utilizar o recurso da Stop Loss. Através desse recurso, o usuário tem a possibilidade de configurar o sistema para que ele faça uma venda automática quando a moeda chegar a um valor predefinido.
Se interessou pelo assunto? Se cadastre em nosso site para receber gratuitamente as atualizações do nosso blog!