Todo bom gestor deve conhecer alguns conceitos básicos para a construção de um empreendimento. E um desses tipos de administração essencial para se aprender é a sociedade de economia mista.
Ter esse conhecimento em mãos é fundamental para que você consiga saber se este tipo de quadro é o que as características da sua empresa pedem para seu melhor desenvolvimento no mercado.
Pensando nisso, preparamos algumas informações primordiais para você compreender com mais clareza:
- O que é uma sociedade de economia mista;
- Como o estado age sobre ela;
- Diferenças entre as organizações públicas.
Siga a leitura!
Como funciona uma sociedade de economia mista?
Em linhas gerais, esse é um modelo societário anônimo caracterizado pelas ações divididas entre o Estado e o mercado.
Esse tipo de companhia tem sua estrutura caracterizada na legislação, mais especificamente no artigo 5º, inciso III da Lei 200/1967.
Considerando que o Estado pode assumir uma maior parcela de ações na estrutura deste quadro empresarial, as atividades executadas são públicas, mesmo estando no campo de Pessoas Jurídicas de Direito Privado.
No entanto, destacamos que o governo não necessariamente deve receber o papel de acionista majoritário da organização, e sim, contar com maior parcela da porcentagem de ações. Vamos apresentar corporações que utilizam esse meio para melhor entendimento a seguir.
Vale frisar também que a empresa classificada nesse grupo, apesar de oferecer serviços públicos, necessita de geração de lucro para apresentar bons números aos empreendedores que podem investir nelas.
Organizações que utilizam esse modelo societário
Para uma compreensão detalhada, separamos aqui alguns exemplos de sociedade de economia mista presentes no Brasil. Confira!
Petrobras
Começando pela gigante nacional, a Petrobras figura como a organização estatal mais popular e conhecida no exterior, sendo muito relevante para o cenário de petróleo, gás natural e derivados.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil é um dos mais renomados negócios mistos do país e também a primeira instituição financeira em nossas terras.
Copasa
Já a Copasa é uma instituição gerida pelo governo de Minas Gerais. Ela é tida como uma das mais renomadas na região para o saneamento de água.
Eletrobrás
Por último, mas não menos importante, temos a Eletrobrás, um colosso do setor elétrico no controlada majoritariamente pelo governo federal.
Como diferenciar uma empresa pública para uma de economia mista?
Muitas pessoas confundem os dois modelos que, apesar de compartilharem algumas similaridades, são essencialmente diferentes.
Nos dois procedimentos temos métodos que integram a Administração Indireta do Estado. Fora também o fato de que ambas assumem o direito privado e podem ser originadas e fechadas apenas por meio de leis específicas.
A grande diferença entre os dois tipos é a origem do capital da sociedade. Uma economia mista é caracterizada pelo lucro no público e privado. Por outro lado, instituições que são geridas unicamente pelo Estado, contam apenas com o capital federal.
Um outro ponto de diferenciação é o fato de que empresas mistas só podem ser criadas na forma de S.A.
Porque investir nesse modelo societário
Depois de compreender essas informações, podemos avançar mais uma etapa e responder esse questionamento.
Essa é uma pergunta que gera muitos debates entre os empreendedores. Afinal, existem, acionistas que preferem essa forma de ativo, considerando que essas instituições pagam corretamente os dividendos.
Em contrapartida, também existem empreendedores que não gostam de se relacionar com companhias controladas pelo Estado. Isso se dá a crença de que esse tipo de negócio pode passar por interferências do governo. Em outras palavras, existe uma preocupação de que ações federais impactem direta ou indiretamente o valor das ações.
Considerando todos esses pontos, a resposta para a pergunta é: depende do que você quer!
Nossa dica é que o gestor avalie com cautela os objetivos, características, fundamentos e preferências da companhia. Através dessa análise, ele conseguirá decidir se a sociedade de economia mista é o tipo de investimento mais adequado para a sua realidade.
Leia Também: Guia prático sobre comandita simples
Uma assessoria jurídica te ajuda a entender tudo sobre empreender
Sim, conhecer as principais particularidades de uma sociedade de economia mista é indispensável para todo empreendedor que deseja adentrar no mundo dos investimentos. Como citamos no início do texto, esse conhecimento trará uma base que norteará suas escolhas.
No entanto, mesmo compreendendo bem o funcionamento desse tipo de negócio, nada substitui a presença de uma assessoria jurídica para esses processos. Companhias deste ramo contam com a expertise necessária para te guiar na sua busca por lucros seguros.
Nesse cenário, a Koboldt surge como uma alternativa para acompanhar sua companhia. Confira alguns de seus diferenciais competitivos:
- Direito Empresarial e Societário: Atuamos para manter sempre em dia as questões legais de sua empresa e zelamos pelos melhores interesses do seu negócio;
- Propriedade Intelectual: Proteção e registro de marcas, patentes, desenho industrial, softwares e outros direitos de propriedade intelectual, além da repressão à concorrência desleal;
- Operações de investimento anjo: Elaboramos os instrumentos necessários à adequada operação de investimento e desinvestimento na sua empresa/startup;
- Contratos: O mundo dos negócios necessita de contratos claros e adequados à Era Digital. Nossa expertise em contratos empresariais oferece a proteção jurídica que a sua empresa precisa;
- Advocacia empresarial 360º: Profissionais especializados nas mais diversas áreas do Direito que tangenciam o direito empresarial, tais como: Direito Tributário, Trabalhista-Empresarial, Digital, Proteção de Dados e Propriedade Intelectual.
Quer facilitar os procedimentos de segurança/legislação da sua startup? Acesse esse link e conheça melhor os serviços da Koboldt!