Entenda o conceito de startup

Muito provavelmente você já ouviu ou leu essa palavra em algum lugar. Mas você sabe qual é o conceito de startup? Geralmente associado ao universo empresarial, o termo costuma causar muita confusão na cabeça de quem deseja aprender mais sobre o assunto. Afinal de contas, trata-se de um modelo de negócios ou uma ideia? É um site ou um estabelecimento? Essas são algumas dúvidas que pretendemos esclarecer agora para você entender o conceito de startup. Vamos lá?

Dentro do segmento das empresas de pequeno porte, existe uma modalidade específica conhecida como startup (ou empresas emergentes). Caracterizadas por serem empresas recém-criadas e ainda em fase de desenvolvimento, as startups ficaram mais famosas no final dos anos 90, mais especificamente durante a chamada “bolha da internet”,  momento em que muitos negócios sustentados pelas tecnologias da informação e comunicação foram fundados.

Além de utilizarem dos recursos tecnológicos, as startups apresentam como principais características o espírito empreendedor e a inovação constante. Dentro desse modelo de negócios, as empresas valorizam seus produtos e serviços de forma criativa e, por isso, apresentam potencial de rápido crescimento quando comparadas com empresas mais tradicionais.

Outro ponto interessante a ser considerado no conceito de startup é a equipe de colaboradores. Geralmente multidisciplinar, o modelo de negócios abrange diferentes formas de pensar e, por isso, as startups são ótimas oportunidades para que pessoas de áreas do conhecimento distintas possam trabalhar juntas. Para facilitar o entendimento, reunimos algumas características que irão te ajudar a compreender melhor o universo das empresas emergentes.

Principais características do conceito de startups

  • Inovação e Aperfeiçoamento: Do surgimento da ideia à concepção do produto ou serviço, a startup está sempre inovando. Por meio da aplicação de elementos criativos em seu modelo de negócios, a empresa se destaca no mercado e conquista o público consumidor.
  • Escala: O principal objetivo de uma startup é atingir rapidamente uma alta rentabilidade a custos baixos. Por isso, trabalham com o conceito de escalabilidade para conquistar usuários e vender mais.
  • Repetição: O formato dos negócios de uma startup deve ser possível de ser repetido. Isso significa que deve ser possível replicar a experiência de consumo de forma simples, sem exigir que a empresa tenha que investir mais em recursos humanos e financeiros.
  • Baixo investimento: Outra característica das startups é a quantidade de dinheiro e recursos investidos inicialmente. Ou seja, a partir de um baixo investimento, a empresa precisa se sustentar e conquistar usuários/consumidores.
  • Flexibilidade: Devido à sua característica inovadora e ao ambiente incerto e competitivo das startups, essa modalidade de negócios deve ser capaz de se adaptar facilmente às demandas do mercado.
  • Estrutura Enxuta: Por dispor de poucos recursos iniciais, as startups geralmente operam com uma equipe bastante reduzida e conta com a autonomia e versatilidade dos funcionários.

Modelo de Negócios

Com relação ao modelo de negócios especificamente, as startups são fundadas com a perspectiva de gerar altas receitas de maneira rápida. E, apesar das incertezas, esse modelo costuma atrair investidores que vislumbram a possibilidade de ganhar dinheiro ao mesmo tempo em que estão investindo em um trabalho criativo e inovador, que pode transformar a vida de milhares de pessoas.

Não raro grandes companhias compram integralmente pequenas startups, e com os altos investimentos, o negócio cresce ainda mais rapidamente.

Startups no Brasil

Considerada a primeira startup do país, a famosa plataforma de pesquisa de preços Buscapé iniciou suas atividades em 1999. Após um ano de funcionamento apenas, a empresa já recebeu um aporte de U$500 mil. Em 2009, o conglomerado de mídia sul-africano Naspers comprou 91% das ações da empresa por U$342 milhões de dólares.

Outros cases de sucesso importantes no mercado de startups nacional incluem a plataforma de serviços financeiros PagSeguro, pertencente ao grupo UOL, a administradora de cartões de crédito NuBank e a plataforma de transporte individual 99. Todas essas são consideradas unicórnios, ou seja, têm seu valor de mercado avaliado em mais de 1 bilhão de dólares.

Para avaliarmos melhor esse mercado, a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) confirma o crescimento deste modelo de negócios no Brasil. No ano de 2012, a associação contava com pouco mais de 2500 associados. Hoje, são mais de 4,2 mil startups cadastradas. Um crescimento de mais de 60% em poucos anos.

A iniciativa pública também está de olho nesse mercado. No final do ano passado, o Governo Federal anunciou o programa StartOut Brasil, com o objetivo de internacionalizar as startups nacionais. O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), responsável pela execução, prevê o investimento de R$3 bilhões de reais no projeto.

Ou seja, o mercado brasileiro de startups é bastante promissor e promete gerar muitos frutos à economia e desenvolvimento nacionais.

E então? O que achou desse modelo de negócios? Tem uma ideia inovadora para investir? Conheça aqui os cuidados jurídicos essenciais para você abrir a sua própria startup. 

4 Comentários


  1. Parabéns,gostei muito do assunto ,bem interessante!
    Equipe de profissionais qualificados e dispostos a prestar um serviço de qualidade !

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *